quarta-feira, 13 de maio de 2009

EDUCAÇÃO E CULTURA

Esta semana fui elogiada por ser uma pessoa inteligente e culta. Me senti envaidecida, claro, mas depois de ouvir estes elogios começei a refletir sobre educação e cultura na vida de um professor:
Faço parte de um seleto grupo da populaçao brasileira que tem acesso à tecnologia, informação e cultura. Pensando por este lado realmente estou acima da média.
Por outro lado no Brasil ainda existem diversos lugares onde existem professores que não possuem sequer um nível superior, que não leêm, que não assistem bons filmes, que não têm acesso à jornais, revistas, internet. Alguns por falta de interesse, é verdade, outros porque na hora do "arrocho" estes são os primeiros "supérfluos" a serem cortados.
Sempre que posso assino jornais e revista e sempre que as coisas apertam financeiramente o primeiro superfuo a ser cortado são as assinaturas.
Me sinto previlegiada em trabalhar numa das melhores escolas públicas de Brasília.
Estamos em 3º lugar no ENEM, se considerar-mos que em 1º e 2º estão estão o Colégio Militar de Brasília e e Colégio Militar Dom Pedro II que de público não têm nada. E em primeiro lugar se considerarmos apenas as escolas do Guará.
Convivo diariamente com professores capacitados e engajados em uma luta com objetivo de oferecer um ensino público de qualidade. Professores que na sua maioria possuem, além da gradução, uma ou várias pós, alguns com mestrado.
Pensando por este lado ser culta, inteligente e intelectual é uma coisa normal pra mim. Não estou com isso querendo desmerecer meu elogio, muito menos me subestimar. Nem quero dizer que ser culto é uma característica inerente ao professor. Embora credite que deveria ser.
Incomum é estar acima ou abaixo desta média.
Incomum é não querer inovar, progredir, se capacitar.
Percebe-se claramente na convivência diária e nas relações inter-pessoais que pessoas cultas e inteligentes formam seus vínculos de amizades. Na sala dos professores, no intervalo, por exemplo pode-se notar grupo de professores comentando sobre livros, filmes, as últimas notícias, enquanto outros comentam as últimas fofocas ou cenas da novela. Nada contra, apenas acho que não deve ser só isto. Que devemos estar em constante busca de aprimoramento.
O mundo está em constante mudança e nós professores precisamos acompanhar as inovações pra não perdermos o fio da história.
Com criatividade podemos nos engajar neste mundo tecnológico que com certeza muitos de nossos alunos dominam melhor que nós. Prova disso são os vídeos elaborados por eles, postados neste blog.

Nenhum comentário: