domingo, 12 de julho de 2009

Corrida de rua




Hoje participei da Run Day Brasília.
Estava treinando desde março para participar de algumas provas de corrida de rua que acontecem aqui em Brasília, mas sempre acontecia alguma coisa que impossibilitava minha participação.
A prova estava marcada pra 7:30, mas 4:00 hs da manhã acordei e não consegui dormir mais. Ou por ansiedade pela corrida ou porque minha amiga insônia tem me visitado frequentemente nas últimas semanas.
Cheguei ao local da prova com uma hora de antecedência e foi possível ver o sol nascendo na Esplanada.
Com esse friozinho que tem feito de madrugada o sol tem andado muito preguiçoso e anda dormindo até mais tarde.
Na hora da largada bateu aquele receio de não conseguir completar o percurso, mas segui em frente. Saímos próximo do Congresso Nacional, seguimos pela L2 e quando chegamos na entrada da UNB os corredores se dividiram, quem iria participar da Meia Maratona e da Maratona entraram na UNB, e quem iria participar da corrida de 8,5 Km ( que é o meu caso) seguiu em frente, em direção ao Iate Clube.
Até aqui tudo bem, de vez em quando eu ultrapassava alguns competidores, outros me ultrapassavam. Aqui e ali alguns iam deixando de correr e continuando na caminhada. Do Iate até a Vila Planalto é uma descida boa, mas quando acaba a descida, tem uma subida longa, passando por cima do viaduto, que parecia que não acabava nunca. Nesta hora achei que não conseguiria fazer toda a subida correndo.
Vencido este trecho, já imaginava como seria a subida que vai do Palácio do Planalto até o Congresso Nacional que apesar de curta é bem íngreme.
Pra complicar, este trecho fica justamente nos últimos 300 metros quando o cansaço já bateu.
Quando a subida do Congresso termina e a plataforma de chegada aparece, a sensação é de ter avistado um oasis no deserto.
No trecho final a vontade é de acelerar, mas por mais que o cérebro dê esta ordem, as pernas não obedecem. Nos últimos 50 mts ainda consigo ultrapassar dois competidores, mas nos três últimos passos um casal de vovozinhos passam acelerados por mim. Só não fico arrasada porque acabo de passar pela linha de chegada da minha primeira prova de corrida de rua e a sensação é maravilhosa!!!

Aqui o mapa do percurso (clique na figura para ampliar):

Nenhum comentário: